quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Das obrigações sociais.

E quantas vezes você já perguntou ou perguntaram a você "tudo bem?" sem o menor interesse na resposta? O fato é que tornou-se mero hábito.E tanta coisa torna-se hábito. Mentiria se eu dissesse que realmente me interesso pelo bem estar de todos que conheço, mas para mim essa pergunta em particular tem um tom curioso.

Vive-se em na era da hipérbole. Tudo que acontece a nós é mais. Mais grave, mais importante, mais urgente. Ou é o que se pensa. Então, porque perder tempo em realmente se interessar pelo que outra pessoa tem a dizer? Não deve ser nada perto do que eu quero falar, não é mesmo? E falamos um com o outro como se fossemos paredes. E fingimos ouvir, esperando que o outro pare de relatar sua idiotice e passe a prestar atenção nas nossas vidas tão mais importantes.

Então, o que significa "tudo bem?"? É um mero protocolo. Não importa ao médio saber se seu interlocutor está bem. Bem ou não, os problemas do médio são sempre maiores, então todos devem ouvir o quanto a sua vida é difícil. O quanto só ele trabalha muito, o quanto só ele se esforça e não tem o reconhecimento que acha merecer e o quanto só ele tem problemas de relacionamento. Interessante notar que ele não quer se envolver com problemas alheios, mas quer que cuidem dos seus, isso é o tal relacionamento que procura.

O médio é tão comum, que é dai que vem o seu nome. Não tenho amigos médios, pois não chamo médio algum de amigo. Mas conheço tantos. Sempre as mesmas lamentações, sempre as mesmas queixas para os mesmos públicos. E médios conversando, que lamuria. Um concurso de quem tem os problemas medíocres mais importantes. Quem é o maior sofredor. Sim, porque ser sofredor é de grande estima. "Tenham pena de mim, minha vida é comum". Em todos os piores sentidos, é mesmo. Médios prejudicam a média, na verdade, prejudicam a si mesmos. Seus anseios de atenção são notáveis para outros médios, que acabam se esforçando ainda mais para ter a tal atenção para si.

Mas ser médio é ser necessário. Apenas um médio tolera outro médio. E é tão fácil ser médio. Em vez de tomar uma atitude, reclame infindavelmente sobre seus pequenos aborrecimentos. Não vai resolver nada, mas vai mostrar a todos que você não é tão acomodado assim, não é? Funcionaria, caso os outros médios dessem a mínima para o que você diz. Estão todos muito ocupados inventando desculpas para não resolverem os próprios problemas. Mas não se preocupe, eles não te abandonarão por completo.

Estarão sempre lá para perguntar "tudo bem?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário