sábado, 3 de abril de 2010

Músicas e pessoas

Costumo associar cada pessoa que conheço e é relevante para mim com alguma música. Não sigo lógica alguma nisso, para ser sincero. Associo pela letra, pela melodia ou simplesmente porque foi essa tal pessoa que me indicou a música. Gosto de fazer isso, mas é perigoso. Desperta lembranças demais, muitas vezes em momentos nos quais não queria pensar em nada, só apreciar um bom som.

Uma vez feita a associação, dificilmente será desfeita. E é menos provável ainda que não lembre da pessoa ao ouvir a música, não tem como. Eu ouço surfing bird e lembro do meu amigo Renato (senhor Arruda, risos), escuto killing in the name e lembro do meu irmão. Enfim, para cada pessoa uma música e torna-se um par quase inseparável em minha cabeça.

Recentemente, associei Ruby, do Kaiser Chiefs, a uma certa pessoa. Aliás, associaram por mim e ao perceber como era perfeita a analogia, aceitei-a de pronto. Certeza de que me lembrarei desta pessoa enquanto ouvir Ruby e será uma sensação engraçada, misto de várias coisas chatas e alegres e incompatíveis com este assunto, creio. Tratarei apenas de um quesito subjetivo neste post.

Associo também momentos a músicas. Como trilha sonoras da minha memória, sons do tempo. Blitzkrieg Bop é a música do meu terceiro ano do ensino médio e sempre será. Eu ganhei minha primeira (e única, btw) medalha no caratê ao som de Breathe, do Prodigy. Terminei com minha última namorada ao som de Creep, do Jet.

Embora eu faça isso naturalmente, sei bem a razão de fazê-lo, não é nada obscuro ou intrínseco a ponto de não ter justificativa óbvia. As pessoas e suas ações são como música para mim. Fluem em suas vidas como notas guiadas por sei lá qual arranjo específico. Alguns são um jazz suave e bem trabalhado, outros são belos exemplos de heavy metal bem tr00 e alguns são claros techno-bregas desafinados. Curiosamente, não associo nenhuma música a mim mesmo. Talvez eu não consiga me "ouvir" tão bem a ponto de conseguir dizer que "som" tenho ou talvez eu simplesmente precise parar para pensar um pouco. De qualquer forma, na minha cabeça, eu sou uma melodia sem som.

Um comentário:

  1. Quero saber o motivo de ser Surfin' Bird (mas eu adoro essa música foda do caralho).

    E... eu tb faço essas associações, mas as minhas são mais sem querer e de momento, nada muito específio assim.

    ResponderExcluir