terça-feira, 4 de maio de 2010

Sobre sombras e luz.

Hoje, enquanto estava sentado esperando meu ônibus, olhei para a frente e vi sombras na minha frente. Mas não eram simples sombras, ela pareciam balançar como bandeiras ao vento, pareciam querer saltar do chão. Fiquei curioso com aquele efeito visual e numa busca rápida com os olhos, percebi que isto estava sendo causado pelas barras de aço das laterais do terminal de ônibus, que ao mesmo tempo que tinham sua sombra, refletiam um pouco da luz do sol em ângulos diferentes, causando uma impressão bem interessante nas sombras das pessoas que passavam do lado de fora.

Após um olhar mais atento, notei também que eu só via esse efeito de sombra trêmula no espaço bem em frente a mim: à direita ou à esquerda, as sombras dos transeuntes eram tão comum quanto quaisquer outras. Tudo uma questão do ângulo com que as observei. Conheço inúmeras pessoas que são como essas sombras.

Pessoas que por algum motivo, parecem ser mais interessantes do que realmente são. E assim parecem pois são vistas por ângulos especiais. Pelos olhos do apaixonado, pela lente do pupilo, pela visão do fã etc. Tornam-se únicas, diferentes, admiráveis. Tudo ilusório.. São só sombras, como milhões de outras.

Entretanto, felizmente existem pessoas que estão mais para luz que para sombras. Pessoas que realmente fazem a vida de outros melhor. Brilham por brilhar e fazem bem sem pensar. Não falo de santos, anjos ou whatever, nem sou dado a crer nesses tipo de coisa. As pessoas luz são aquelas que tornam a vida mais agradável só agindo naturalmente. Os bons amigos, aquele tiozinho jornaleiro que dá bom dia sorrindo sinceramente, aquele maluco que posta aleatoriedades num fórum e te faz rir feito um idiota, essas eu considero "luzes".

Meu chaveirinho é uma dessas pessoas pra mim, me faz feliz só por conversar comigo. O mundo precisa de mais luzes, já tem sombras demais. E vou parar de escrever antes que o meu tom torne-se muito auo-ajuda.

2 comentários:

  1. É, isso é relativo e complicado pra caralho. Uma "luz" pra ti pode ser uma sombra pra outro. Tudo depende dos olhos de quem vê... e principalmente do que está ALÉM do que se vê.

    Eu ri do Bushido te chamando de bicha, ehauea.
    Tá massa.

    (E até que você é um bichoguinha luminoso, vai)

    ResponderExcluir